Como funciona o divórcio com filho menor?

Com o fim do relacionamento, tem-se para a vida da criança e do adolescente uma nova realidade, a qual merece especial atenção.

Antes de tudo, é necessário destacar que se deve buscar pelo melhor interesse da criança, de modo que TODOS os seus direitos possam ser atendidos.

É nesse momento que se deve decidir sobre a guarda e a convivência da criança com os genitores.

Surgindo o seguinte questionamento: Agora separados, com quem a criança vai morar? Como será exercida a convivência?

Quer tirar todas suas dúvidas sobre a guarda do seu filho? Entre em contato com o Vieira, Vasconcelos & Sousa agora mesmo pelo link abaixo:

Sobre a guarda, essa é caracterizada pela vigilância, cuidado e proteção, sendo todos esses os deveres dos pais com relação as crianças. Portanto, havendo acordo entre os genitores, a guarda poderá ser compartilhada, para que os dois possam participar em conjunto nas decisões que envolvem os filhos, como por exemplo: qual a melhor escola ou cursos extras que a criança poderá fazer.

Neste caso, o entendimento pacificado dos tribunais é de que a criança deve ter um lar, uma residência fixa, pois ela precisa de uma referência de casa, uma rotina para o seu melhor desenvolvimento.

O mais indicado é que esse lar seja com a mãe, considerando que há uma maior dependência materna por parte da criança.

Decidida a guarda e a residência da criança com a mãe, caberá ao pai exercer as visitas.

Em regra, as visitas são realizadas em finais de semanas alternados, ou seja, de 15 em 15 dias.

Pode também ser combinado entre os genitores, a visitação livre, mediante aviso prévio, sem que prejudique a rotina da criança.

É importante lembrar que cada caso deve ser analisado conforme a realidade, buscando sempre pelo que é mais benéfico a criança.

Entre em contato com o Vieira, Vasconcelos & Sousa agora mesmo e analise sua situação:

Certo é que, para resolução dessa demanda é muito importante o trabalho advocatício, para prevenir qualquer tipo de situação ou discussão quanto a guarda e as visitas. Para isso, o escritório Vieira, Vasconcelos & Sousa é especializado nesses casos, contando com uma equipe preparada para defender seus direitos.

Ao deixar tudo que foi decidido por escrito e levar ao Juiz, haverá a regularização da situação da criança, evitando conflitos no dia a dia.

Quando se trata de algo tão importante, como a criação dos filhos, deixar para depois nunca é a melhor opção.

Se você está se separando e deseja firmar os termos e condições referente a guarda e visitas do seu filho, o Vieira, Vasconcelos & Sousa pode te ajudar, oferecendo a melhor assessoria e garantindo os direitos da criança, entre em contato através do link abaixo.

 

Avenida Benedito Valadares, N.09 Sala 103
Centro – Caratinga – Minas Gerais
CEP 35300 035

Assine nosso Boletim

Vieira Vasconcelos & Sousa – Advocacia e Consultoria Jurídica – 2023